COLÉGIO EST. PROFª REGINA MARY BARROSO DE MELLO
Paranaguá - Paraná
CONSIDERAÇÃO RELATIVAS AO CADERNO V
AÇÃO E REFLEXÃO II - Organização e Gestão Democrática da Escola
O nosso país se encontra na era da globalização da economia, e a escola esta inserida neste contexto, atuando frente a novos desafios, novas praticas, assim como necessidade de reconstrução do conhecimento e a postura de uma nova administração escolar.
Para esta nova jornada que se apresenta, é necessário que o gestor esteja bem posicionado, preparado profissionalmente e consciente que a sua atuação profissional esteja pautada no Plano Político Pedagógico da escola da qual ele esteja inserido.
Portanto é preciso que haja organização, para que se tenha uma gestão de qualidade.
E importante ressaltar que se deve prioritariamente valorizar a qualidade de ensino, ouvir a comunidade, dar soluções praticas a problemas, e corrigir possíveis falhas, que apresente e solicite aos órgãos competentes novas formas de capacitação para o seu corpo docente, sempre visando o melhor para sua escola, que dedique plena atenção ao PPP, a supervisão e a orientação pedagógica.
A instituição de ensino é uma grande empresa, onde o produto é o aluno que deve ser preparado para enfrentar esse mundo em constante mutação.
A idéia de família foi distorcida pela sociedade nestes últimos anos, a tecnologia alterou formas e procedimentos, interferiu drasticamente na forma básica de educação familiar e interferiu diretamente no ensino escolar, inclusive na rotina diária de cada aluno.
A escola não é mais só responsável por transmitir conhecimentos, mas sim desenvolver habilidades, competências, inteligências, atitudes e valores, essa é a principal, senão a única razão da escola existir.
Divergências de opinião e meios mais eficazes de atuação, quer do gestor escolar ou dos profissionais que o assessoram, ou da própria comunidade podem criar mecanismos alternativos de solucionar problemas diversos oriundos de certos métodos e formas de praticar e colocar em pratica a educação.
Democratizar o ensino, não é só instalar uma escola publica, atendendo os reclames da comunidade, é preciso garantir não só que as crianças tenham acesso a escola, mas também aprendam com vontade e prazer, e não desistam depois de algum tempo.
Por isso a escola precisa funcionar bem, tornando-se totalmente democrática.
Por isso podemos dizer que quando se almeja algo, não podemos estar sozinhos e sim compartilhando as decisões da escola como um todo, e isso já é uma realidade que vai ao encontro a gestão democrática, uma vez que acreditamos que temos mais chances de solucionar os problemas gerados pela comunidade.
A atuação da escola passa a ser compartilhada a todos, e as situações de desconforto que podem ocorrer no âmbito escolar sevem ser tratados de forma clara e transparente, como um aprendizado para o futuro.
ORIENTADORA DE ESTUDOS: ALESSANDRA VILARINHO CHAVES
CURSISTAS:
Brasília de Fátima Araujo Oliveira
Edson José Alves
Evelyn Nunes Santos
Marcos Xavier Ribeiro
Maria Bernardete Machado
Veridiane Grigoleti Gonçalves
Roseli Nogueira de Lima