Ação e Reflexão do caderno I a VI

Rosani Andrade Giovannini Pessoa da Silva

NRE Assis Chateaubriand

Colégio Rui Barbosa de Formosa do Oeste

Tema 1- Pacto
Resolvemos aplicar um questionário para conhecer os nossos alunos no perfil social cultural e econômico.
Perfil social os nossos alunos  estão concentrados em famílias de diferentes atividades agrárias e enquanto outros em pequena e média empresas do município.
Perfil econômico nossos alunos são de nível médio baixo na maioria.
Perfil cultural as famílias desta região são de diferentes regiões do Brasil, com a maioria da região Nordeste e Sulistas.

Tema 2- O Jovem

Aplicamos um questionário sócio econômico e cultural ao 3º ano do Ensino Médio do período matutino com um total de 15 alunos em sala.A maioria dos alunos mora com seus pais e minoria com avós e tios. Os jovens não participam de atividades na escola e na comunidade preferem ter o seu lazer de outras maneiras como usando internet, andar de bicicleta, de carro de moto, pescarias, jogar bola, ficar com seus familiares, ouvindo música, jogando vôlei ou futsal estar com seus amigos e ir a festas. Uma porcentagem de 50% gosta de ler e fazer exercícios físicos. Também trabalham fora porque gostam do que faz atualmente, para ser uma pessoa melhor e ser independente financeiramente. A maioria quer fazer um curso superior após o término do Ensino Médio, pois querem ter uma carreira profissional que irá conduzi-los para  um futuro melhor.

Tema 3- O Currículo

Reflexão e Ação 4
Em uma conversa informal com os alunos do 3ºano do EM a respeito do currículo vivido, destacaram que ajudou a amadurecerem e olhar para vida de uma maneira mais criteriosa. Disseram que vale a pena investir em valores para construir um cidadão equilibrado. Palavras de um aluno "Melhor investir em Educação do que em cadeias e prisões". Impressionou-me a fala deste aluno, pois a visão que eu tinha até então, era de que os alunos na maioria vão a escola para encontrar com a "turma", mas para minha alegria a escola tem feito diferença principalmente essa, em relação a agregar valores e princípios através de palestras, informações, ensino de conteúdo e seminários. Os alunos comentaram também que precisam de mais carga horária das disciplinas: Português, Matemática, Educação Física e Artes.

Tema 4- Áreas

Reflexão e ação Nº01 pag 26.
Sabendo que a tecnologia não apenas utiliza o conhecimento da ciência, como também o modifica, utiliza dados diferentes, construindo um conhecimento próprio, podemos considera-la como uma coleção de sistemas, projetada para realizar alguma função. A tecnologia não é apenas o que transforma e constrói a realidade física, mas a realidade social.
"Mas o caminho para fazer melhor mais tarde é fazer hoje tão bem quanto possível, e então naturalmente haverá progresso amanhã."  Vincent Van Gogh
Percebemos a amplitude da visão técnica do autor em relação ao instrumento  que poderia ser usado na arte. Mas não somente os materiais como: carvão, grafite, lápis de carpinteiro e pena com tinteiro. Mas o que poderia reproduzir fielmente da natureza através das técnicas ou até mesmo a preocupação do próprio autor como ele mesmo diz”...pois não quero que a beleza se deva a meu material, e sim a mim mesmo.” Ele queria fazer a transformação , a diferença naquilo que estava produzindo e não através deste ou aquela tecnologia.
É oportuno dizer que em nossa geração não percebemos muito a preocupação dos nossos alunos e futuros profissionais em executar um brilhante trabalho, mas sim usar uma brilhante tecnologia relacionada a uma brilhante renda econômica. Não têm se agregado ao caráter dos nossos alunos e futuros profissionais o trabalho em excelência. Mas em quem consegue ganhar mais utilizando menos tempo. Esta realidade é tanto material. Não vemos mais alunos preocupados com a sustentabilidade parece que muitos estão com suas mentes cauterizadas, mas sim com seu próprio bem estar, seus próprios interesses, não importando com o que se passa ao seu redor. O que importa é o “hoje e o agora”. É possível usar esse texto em várias área de nossas vidas e principalmente em nossos alunos pois podemos trabalhar vários valores do caráter humano, de cidadania, sustentabilidade, economia, ética profissional, enfim em inúmeras situações para ensinar e produzir um profissional com excelência.

Tema 5- Gestão

Reflexão e açãon°03
Após consultar um dos membros do Conselho Escolar de nossa escola percebemos que; Conselho escolatem como foco principal, acompanhar o desenvolvimento da prática educativa do processo ensino-aprendizagem, portanto, sua função é político pedagógica, definido como Órgão Colegiado que representa a comunidade escolar, bem como gerir coletivamente a escola, conhecendo e participando da realidade e indicando caminhos que levem a uma prática democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciada. As decisões são tomadas estrategicamente e coletivamente

Tema 6 - Avaliação

Ação e Reflexão   nº 1

Os maiores desafios no campo da avaliação educacional  associa-se ao desinteresse por parte da maioria dos educando; a carga horária insuficiente para o desenvolvimento de uma grade curricular extensa de cada disciplina; turmas  numerosas e heterogenias que apresentam diversas realidades econômicas, sociais, culturais e diferentes níveis de aprendizagem.

Entendo que a avaliação como um processo contínuo que abrange todas as estruturas do campo de ensino  da aprendizagem, nos possibilitando uma dinâmica que venha de encontro para a melhoria de uma ação que possa proporcionar um avanço no ensino. Porem,  em nossa trajetória de avaliação há muitos desafios a serem superados, uma vez que há uma grande diversidade entre alunos, existem aqueles que possuem uma facilidade de assimilar os conteúdos, em contrapartida existem muitos que apresentam grandes dificuldades de aprendizagem.