Ação e reflexão- Caderno IV
A alimentação é essencial para a vida humana. Costumes, tradições, religião, gostos são muitos fatores que influenciam na alimentação das pessoas.
Para refletir sobre a alimentação, resolveu-se fazer um estudo alimentar com a turma do 3ªA. Os estudantes foram orientados pelas professoras de história, inglês, português e pela pedagoga a fazer uma retrospectiva alimentar, ou seja, deveriam entregar por escrito para as docentes na quarta-feira, um roteiro alimentar constando tudo o que tinham comido no decorrer da segunda-feira e da terça-feira, inclusive com as quantidades.
Na quarta-feira pela manhã, os estudantes foram pesados e puderam degustar dos alimentos que mais gostam de comer antes de serem pesados novamente. Todos estavam ansiosos pelos resultados da balança! Nossos estudantes, nesse dia, trouxeram para essa atividade interdisciplinar alimentos que permeiam a alimentação diária deles e que eles curtem. Pelo contexto informal da sala de aula, sabemos que todos eles têm acesso à alimentação adequada, porém nem todos têm uma alimentação equilibrada. Isso foi bem comprovado pelos alimentos que trouxeram para nossa atividade. Os jovens consomem bastante alimentos industrializados, como chips, pipoca e refrigerante; consomem também bastante alimentos como pastel, pizza, bolo que são lanches rápidos e não muito saudáveis. Assim, constatou-se que eles até têm consciência do que é uma alimentação saudável, no entanto, eles não possuem bons hábitos alimentares.
Após o “lanche educativo”, os alunos subiram na balança novamente e alguns estudantes adquiriram 300 gramas, outros 400 gramas e alguns chegaram até 500 gramas. Nossos estudantes ficaram muito espantados. Eles não acreditavam que um simples lanche aumentaria até meio quilo no peso deles. De certa forma, nós, docentes, também ficamos surpresas com os resultados da balança.
Isso gerou outra discussão relacionada ao futuro saudável deles. Nesse momento, algumas estudantes da turma revelaram que fazem atividade física. Elas possuem um grupo de caminhada que se reúne nos finais de tarde e percorrem o anel viário intercalando caminhada e corrida!
02-Discutir cultura dentro e fora de sala de aula envolve muita habilidade. Afinal, o que é cultura? Para mim, a cultura deve ser entendida como um conjunto do que cada pessoa traz consigo adquirido por meio das suas vivências, leituras, gostos, etc... o exemplo de Van Gogh une cultura, trabalho, ciência e tecnologia! Van Gogh usa da tecnologia da época, o carvão, para através de o seu trabalho produzir cultura que, por sinal, até hoje nos é bem vinda!
Não só Van Gogh une esses elementos, diariamente, nós professores fizemos isso. Por meio do nosso trabalho e com auxílio da tecnologia, produzimos cultura e ciência nas salas de aulas!
TEMA
Coleta seletiva no contexto escolar
OBJETIVOS
Aplicar um enfoque interdisciplinar,entre as disciplinas de história, geografia, língua portuguesa e inglesa com auxílio da pedagoga, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da coleta seletiva, capaz de despertar e integrar a comunidade escolar para uma consciência ambiental, oportunizando a cada educando um conhecimento que possa permitir uma mudança de comportamento e hábitos voltado à proteção da natureza como um todo .Compartilhar conhecimentos sobre a coleta seletiva e ações de meio ambiente e cidadania com toda a comunidade escolar. Trabalhar a realidade do município e de nossa escola, visto que no momento não há coleta seletiva, diante disto, procura-se soluções frente a este problema ambiental. Trabalhar a coleta seletiva do lixo inserida numa perspectiva interdisciplinar da do meio ambiente e da cidadania para que os alunos sejam capazes de intervir na realidade que os cerca, observando e analisando fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir uma meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
Fazer com que o aluno possa perceber a importância da coleta seletiva e da reciclagem do lixo como instrumentos facilitadores para a sua aprendizagem e para melhoria da qualidade de vida e a utilização correta das lixeiras seletivas da escola.
JUSTIFICATIVA
Este projeto de caráter interdisciplinar tem como foco a coleta seletiva relacionando com a reciclagem do lixo gerado no Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra. O projeto visa propiciar um trabalho de conscientização da comunidade escolar como um todo. Ademais, subsidiará os alunos na apropriação das práticas utilizadas nos vários ambientes institucionais internos da escola.
O projeto tem por prioridade, colaborar na formação de pessoas que ajam com responsabilidades, autonomia e criatividade, assim como construir uma consciência ambiental critica e cidadã. Neste momento histórico, julgamos pertinente que cada aluno e toda a comunidade escolar atentem de fato para as questões ambientais, visando os problemas de ordem universais, e principalmente nossas necessidades imediatas e futuras.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido com os alunos das séries do Ensino Médio, junto às disciplinas de língua portuguesa e inglesa, geografia e história em que serão abordados conteúdos relacionadas ao meio ambiente, pretendendo-se uma abordagem vinculada diretamente ao cotidiano do aluno, de uma forma contextualiza, problematizadora, interativa e dialógica.
O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo a interação professor e aluno em sala de aula, e em atividades extracurriculares, levar aos educandos uma forma de aprendizagem holística, fortalecendo seus valores e atitudes, permitindo seu desenvolvimento como um todo, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente e dando ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras para que assim, a coleta seletiva seja prática diária de todos.
O projeto será desenvolvido através das seguintes estratégias e ações:
1. Divulgar o projeto para os alunos do Ensino Médio.
2. Sensibilizar os educandos por meio de vídeo, livros, estudo do meio, jornais, textos informativos, dinâmicas, oficinas e outros recursos que utilizem as múltiplas linguagens, mostrando, inclusive, quanto tempo à natureza leva para absorver detritos;
3. Utilizar de forma efetiva e eficiente as lixeiras colocados nos corredores, pátio e em salas de aula.
4. Separar o lixo coletado, acondicionando-o em sacos plásticos que deverão ser guardados na própria escola.
5. Doar os materiais recicláveis selecionados na escola para a associação - ASCAROSA;
6. Orientar os alunos para fazerem em casa a separação do lixo, criando o cesto para lixo úmido (cascas de frutas e restos de comidas) e lixo seco (todos os materiais recicláveis, separados pelos cores convencionais) e incentivar a doação do lixo reciclável para a associação.
AVALIAÇÀO
O projeto será avaliado gradativamente pela participação dos alunos, professores e comunidade em geral. A mudança de valores, atitudes e posturas ocorre lentamente e a obtenção de um resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de cidadania.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, M. I. de O. Revista Brasileira de Educação Ambiental, nº 0. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental
CASTRO, M. A. de. A reciclagem no contexto escolar. Disponível em:www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/448-4.pdf. Acesso feito em 12 de maio de 2012.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
SATO, M. Formação em Educação Ambiental: da escola à comunidade. Brasília: MEC, 2000.
TRAVASSOS, E. G. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
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