AÇÃO E REFLEXÃO - CADERNO III

 INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO "DR.CAETANO MUNHOZ DA ROCHA"

RUA JOÃO EUGÊNIO, nº894, Bairro Costeira, Paranaguá - Paraná
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2014

Orientadora: Professora Andréia Maria Digiovanni Frumento
Professores:
Célia Regina Andrioli Silva Barbosa
ClauryPatricio Cabral dos Santos
Eroni de Jesus Avila
Glauce Verônica Cabral dos Santos
Julio Cesar Amorim de Moura
Patricia Renata Lopes
Rosemary Liberatto

Caderno III – REFLEXÃO E AÇÃO

Compreender a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, é a grande preocupação do nosso grupo de professores, quando organizamos uma roda de conversa, constatamos que a principal dificuldade apresentada pelos professores estava centrada na possibilidade e ao mesmo tempo necessidade da mudança,  que esta gera medo, conflito, inquietação, para depois gerar acomodação, satisfação, seguindo novamente da necessidade de mudanças, conforme representamos no esquema a seguir.

 

MUDANÇA - MEDO - CONFLITO  - ACOMODAÇÃO -  SATISFAÇÃO -  MUDANÇA 

  A partir da reflexão proposta percebemos que o medo da mudança, decorre do fato de não conhecerem profundamente as Diretrizes, e quando observaram que a mesma, busca uma unificação do conhecimento e o fim da fragmentação por áreas, mas ainda assim não haverá perda de carga horária de suas disciplinas, mas sim uma integração maior, percebemos então um entendimento diferenciado, quase uma superação do medo do novo.
Também, destacamos a importância do ensino voltado para um currículo, onde o aluno seja respeitado em sua cultura local, mas que essa não será a base para a organização do currículo.
Outro fator importante foi quanto ao momento de como se dá o conhecimento, fazendo com que o conhecimento seja o elemento essencial do desenvolvimento do estudante, visando a sua formação integral.
Procuramos motivar os professores para a necessidade de trabalhar com o aluno o incentivo a pesquisa, compreendendo que o ensino baseado na pesquisa facilitará o entendimento do aluno e este sentir-se-á parte do processo na construção do conhecimento, conforme destaca Silva:

É necessário potencializar o fortalecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva de contribuir com a edificação da autonomia intelectual dos sujeitos frente à (re)construção do conhecimento e de outras práticas sociais. Isto significa contribuir, entre outros aspectos, para o desenvolvimento das capacidades de, ao longo da vida, interpretar, analisar, criticar, refletir, rejeitar ideias fechadas, aprender, buscar soluções e propor alternativas, potencializadas pela investigação e pela responsabilidade ética assumida diante das questões políticas, sociais, culturais e econômicas (SILVA, 2013, p. 76)

Ao término da roda de conversa, observamos que o esquema apresentado é possível, desde que nossos professores também sintam-se responsável pela organização escolar e pelo sucesso do aluno.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais  para o Ensino Médio.  Parecer CNE/CEB 05/2011

SILVA, M. R. Juventudes e Ensino Médio: possibilidades
diante das novas DCN. In: AZEVEDO, J. C.; REIS, J. T. Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São
Paulo: Martins Fontes, 1998.

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educ.
Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./
dez. 2007. Disponível em <http://www.cedes.