"AÇÃO E REFLEXÃO" CADERNO II

P.16 Mapa das identidades culturais juvenis do bairro :

 Professores Marcio A. Biscaia e Sergio Souza.

 Levantamento realizado com alunos do ensino médio 3 anos nos colégios Avelino Vieira e La Salle , Curitiba-Pr.

Aproximadamente 90 alunos do período noturno matriculados 54 alunos trabalham em alguma atividade , hora com carteira de trabalho assinada , hora com atividades familiares .

Em uma conversa informal foram relatados atividades como , auxiliar de escritório , recepcionista , caixa e repositor de mercado, Centrais de abastecimento do Paraná como atendentes de comercialização de hortigranjeiros, vendedores e vendedoras em lojas, atendentes em cartórios , distribuição de panfletos nas ruas, trabalho de padeiro, promotora de vendas e floricultura.

As condições de trabalho  não foram relatadas  nenhum caso de exploração ou desproteção.

P.29 Conversa pela internet entre os alunos:

 O uso da internet pelo jovens , principalmente o Facebook onde foi o mais citado, as postagens e conversas são de forma geral das mais variadas , desde  postagens de vídeos humorísticos e mensagens de amor , amizades e como esta se sentindo no momento em relação ao dia ou até mesmo um desabafo com alguém . Não ficou muito claro se a importância dito pela net é mais importante que dito presencialmente, mas em alguns casos observei que alunos mais tímidos preferem o uso da internet para conversar sobre assuntos pessoais.

P.41 Projetos para o futuro dos jovens:

 A preocupação de se preparar um projeto e ser parceiro e construtor do futuro dos jovens é sem dúvida um dos desafios atual da educação.  Eu tenho um sonho... todas as salas de aulas adaptadas com internet , cada aluno com um computador , tela de projeção interligadas aos dos alunos , com software educacionais e aplicativos e período integral ....Que tal 20% do PIB em educação?

A maioria dos alunos tem consciência de seus direitos de trabalhadores e trabalhadoras , as informações sobre estes assuntos são de discussão entre os alunos principalmente se houver um não cumprimento das leis trabalhistas.

Vários alunos que não trabalham atualmente pensam em trabalhar em um futuro próximo, a valorização através do trabalho é uma busca entre eles.

P.60 Como estudante , pensa e sente sobre a escola de Ensino Médio?

Em nossas salas de aulas temos um reflexo da sociedade , com uma cultura diversificada e uma classe economicamente  baixa, os alunos que responderam em uma conversa informal tem respondido de maneira geral , que o Ensino Médio é uma forma de melhorar o salário e uma oportunidade de realizar o Enem para o ingresso a Universidade. Mas o sentimento de baixa estima esta presente em alguns onde o questionamento sobre quase tudo é nulo.