Ação e Reflexao caderno 4 - parte 2 - Colégio Estadual Frentino Sackser

PROJETO INTERDISCIPLINAR

1. NOME OU TÍTULO DO PROJETO: Meio Ambiente

2. DADOS DE IDENTIFICAÇAO:
Área ou Disciplina de Origem: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Filosofia, Biologia, Matemática, Arte e Sociologia.
Professores colaboradores: Cleuza Maria Reichert, Celia de Sá Stein, Juciane, Neiva Dick, Marguit Campos, Maria Claudete Kozerski, Eloi Pickler, Allan Meotti, Ilse Diesel, Rosigle Schneider
Período: 2015

3. JUSTIFICATIVA: 
A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação ambiental pode gerar cidadãos preocupados com os problemas e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso difundir a importância do Meio Ambiente e como este interfere nas dimensões: tecnológica, científica, política, ética, cultural, social, artística, territorial, lingüística, ecológica, geográfica, química e física da sociedade.
O trabalho proposto pretende oportunizar conhecimentos através dos vários saberes que contemplam as disciplinas acima citadas e oferecer ao educando uma Educação Ambiental que venha contribuir na formação destes em cidadãos conscientes e responsáveis, com visão crítica sobre os problemas relacionados a tal problemática.

4. OBJETIVO DO PROJETO:
Mostrar aos educandos a importância da preservação e a sustentabilidade ambiental, adotando atitudes que venham promover uma melhora significativa no aproveitamento dos recursos naturais e sua preservação.

5. PROPOSTA POR DISCIPLINA:

5.1- Língua Portuguesa:
5.1.1-Conteúdo estruturante: discurso como prática social

5.1.2 -Conteúdo básico: gênero textual “Notícia”

5.1.3-Conteúdo específico: contextos de produção e recepção; estrutura composicional; contexto histórico, político e social; marcas linguísticas do gênero; Linguagem; leitura e interação; (re) estrutura de textos; papel do locutor e interlocutor; elementos extralingüísticos: entonação, expressões facial, corporal e gestual, pausas intertextualidade; interpretação.
A gramática da frase e do texto (revisão das classes gramaticais, pontuação, concordâncias);  leitura – atribuição de sentidos ; coesão e coerência textuais.

5.1.4-Justificativa: pretende-se garantir ao aluno o domínio de práticas sócio-verbais que são indispensáveis à vida cidadã e que transcendem os limites das vivências cotidianas; conscientizar os alunos que o domínio amplo da leitura, da escrita e da fala em situações formais, quanto de desenvolvimento de uma compreensão da realidade da linguagem nas dimensões sociais da históricas e estruturais, são imprescindíveis como atividades sociais significativas entre sujeitos históricos, realizadas sob condições concretas;  a partir dos textos do gênero “notícia”, analisar o conteúdo e a estrutura, desenvolver um estudo intuitivo de fenômenos linguísticos e de aspectos da grafia; despertar nos alunos o interesse pela temática “Meio Ambiente” para que possam situar-se nela; transmitir aos alunos dados para que desenvolvam um modo de pensar historicamente nossas questões culturais, adquirindo assim uma compreensão melhor do momento em que estão vivendo, dando ênfase aos laços culturais do passado e do presente, que nos unem e fazem da questão posta, tema de suma importância na atualidade; incutir nos alunos a necessidade da compreensão das questões sociais e problemáticas atuais, sua responsabilidade enquanto sujeitos pertencentes a uma comunidade(deveres e direitos enquanto cidadãos).

5.1.5 - Metodologia: prática de leitura de textos de diferentes noticias; pesquisas em laboratório de informática e biblioteca; uso da TV pen drive; leitura de informações implícitas nos textos ; discussão sobre: a finalidade do texto, fonte, interlocutor ...
Apresentação de textos produzidos pelos alunos; seleção do gênero, finalidade, interlocutores; orientação sobre o contexto social de uso do gênero trabalhado; produção textual;s apresentação do texto filmado como telejornal.

5.1.6 - Avaliação: conforme conteúdos e objetivos propostos, a avaliação será formativa continuada, acumulativa, diagnóstica e democrática.
O educando será avaliado em todas as etapas da construção do conhecimento desde a participação ativa, interesse e assimilação dos conteúdos até a produção final e sua apresentação deste aos demais educandos.

5.2-FILOSOFIA

5.2.1-Conteúdo: ética

5.2.2-Objetivo: compreender o que é ética e como ela pode estar presente nas ações do cotidiano; Trabalhar a ética com a partir do filme Wall-E.

5.2.3-Justificativa: para as aulas de filosofia o filme será analisado como uma forma de sensibilizar os alunos sobre os conteúdos de Ética ambiental, fazendo-os refletir sobre as seguintes questões: “O ser humano é dono da natureza ou parte dela?” e, “A lei é suficiente para conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente?”. Assim, com a utilização do filme Wall-E e a reflexão sobre questões que envolvem a Ética ambiental espera-se que os alunos compreendam que é preciso assumir uma visão holística frente ao meio ambiente e afastar-se de uma visão antropocêntrica diante do mesmo.
Ao mesmo tempo, a lei é regida pela coerção, ou seja, independe da conduta de determinado grupo e deve ser cumprida, na teoria, por todos dentro de um país, estado ou município. Quanto a suficiência das leis para a conscientização sobre a importância do meio ambiente, pode-se dizer que nem sempre elas são suficientes, seja porque alguns grupos humanos tem moralmente atitudes que são consideradas como corretas, mesmo que sejam legalmente erradas. Um exemplo de tal atitude são as queimadas. De acordo com a lei, hoje é crime ambiental realizá-la, porém, algumas famílias ligadas ao meio rural concebem que esta é a melhor maneira de iniciar uma plantação, pois seus pais assim faziam e, que por sua vez, seguiam as mesmas condutas que seus pais, e assim por diante, ou seja, um costume passado de geração a geração e que, portanto, é considerado moralmente correto, mesmo que se saiba que é legalmente errado.

5.2.4-Metodologia: multimídia e computador; aula expositiva com slides sobre ética; leitura de fragmentos de textos clássicos sobre ética; Distinguir moral e lei.

5.2.5-Avaliação: através da questão: “A lei é suficiente para conscientizar as pessoas sobre a importância do Meio ambiente?” permitir que cada aluno de alguma forma demonstre a distinção entre moral e lei e como agir na sociedade em que vivemos.

 

5.3-História:

5.3.1- Conteúdo estruturante: relações de Poder

5.3.2- Conteúdo básico: a terra como objeto de Posse e Poder

5.3.3-Conteúdo específico: analisar a trajetória histórica da concepção da terra como objeto de posse e poder e as suas relações com seus “donos”.

5.3.4-Justificativa: a seguinte proposta tem como objetivo fazer o aluno perceber como nodecorrer dos tempos a posse de um pedaço de terra tornou-se símbolo de poder e domínio sobre aqueles que não a possuem. E que esta terra passou de objeto sagrado para as civilizações mais antigas como os indígenas, para um sentido comercial de exploração e lucro.

5.3.5-Metodologia: analisar documentos históricos como textos que tratam a concepção da terra em diferentes espaços, tempo e civilizações; construir uma linha do tempo identificando esta trajetória do olhar sobre a terra; construir um mapa do Brasil, identificando locais com a maior quantidade de concentração de terras por pessoa e para qual uso e fim ela se destina. Bem como a sua relação com as pessoas que estão ali próximo e não dispõe desta posse; produção de uma resenha sobre o tema estudado, pelos alunos.

5.3.6-Avaliação: a avaliação será um processo contínuo levando sempre em conta o conhecimento assistemático do aluno, transformando-o em conhecimento sistematizado e deste para a realidade. Será uma avaliação de caráter diagnóstico, isto é, verifica não só o aproveitamento do aluno como a eficácia pedagógica desenvolvida. O aluno será avaliado com diferentes instrumentos: participação e interesse, produção de textos, pesquisa, debates, confecção de mapas e linha do tempo e a produção da resenha.

5. 4- Arte:

5.4.1-Conteúdo estruturante: arte contemporânea

5.4.2-Conteúdo básico: suportes para a criação

5.4.3-Conteúdo Específico: elementos formais na composição, integração de diferentes linguagens, tridimensionalidade, ritmo visual. Técnicas: Pintura, desenho, modelagem, dança, teatro, Gênero: instalação, performance, arte-objeto, land-art, happening, grafite,  ...

5.4.4- Justificativa: arte sofreu modificação ao longo dos anos e nestas transformações os materiais e os suportes indispensáveis para a produção se multiplicaram criando inúmeras possibilidades de produção e interpretação; oferecer possibilidades de criação utilizando materiais do cotidiano que foram descartados pelo homem ou pela natureza; despertar nos alunos o interesse pelas questões ambientais incutindo a cultura da reciclagem de forma criativa; perceber como os artistas exploram os materiais nas diversas linguagens artísticas; apreciar e interpretar produções artísticas em diferentes linguagens.

5.4.5 - Metodologia: mostrar várias obras em momentos históricos diferentes: o acadêmico, o moderno e o contemporâneo e fazer uma leitura sobre eles, conhecimento histórico e sua concepção de beleza; explorar os elementos formais de cada obra; conhecer os gêneros da Arte Contemporânea e suas relações com as diferentes áreas de Arte; ler diferentes obras da Arte Contemporânea; estimular propostas sobre o tema, articulando-as com diferentes linguagens, materiais e suportes artísticos; apresentação dos trabalhos.

5.4.6 - Avaliação: conforme conteúdos e objetivos propostos, a avaliação será formativa continuada, acumulativa, diagnóstica e democrática.
O educando será avaliado em todas as etapas da construção do conhecimento desde a participação ativa, interesse e assimilação dos conteúdos até a produção final e sua apresentação deste aos demais educandos.
             

5.5- Inglês

5.5.1-Conteúdo estruturante: discurso como prática social

5.5.2 -Conteúdo básico: Gênero textual: artigo, mapas e gráficos

5.5.3-Conteúdo específico: elementos composicionais dos gêneros; tema dos textos; temporalidade; partículas conectivas dos textos; coesão e coerência; função das classes gramaticais; compreensão, interpretação, linguagem ;cruzando linguagens.

5.5.4- Justificativa: conduzir o aluno na construção de novos conhecimentos para compreender o processo histórico e social pelo qual os homens produziram e produzem sua existência, com conquistas e problemas.
Refletir as formas de vida existentes no meio ambiente elencando ações para alterar a realidade de modo a moldá-la às novas carências e criar o ambiente humano apropriado para nós.
O aluno deverá ser capaz de: reconhecer e utilizar os elementos que compõe o gênero; identificar a ideia principal do texto; identificar expressões ou verbos; reconhecer as ideias contidas nos marcadores de discurso e utilizá-los adequadamente; distinguir a pronúncia; utilizar o léxico aprendido com segurança quanto ao sentido das palavras; reconhecer alguns símbolos fonéticos; realização da leitura compreensiva dos textos, identificando as ideias  principais, informações explícitas e implícitas; usar o gênero proposto, a forma formal da língua, desde a estrutura ao uso.

5.5.5 - Metodologia: leitura, análise e discussão de textos em diferentes suportes para verificar os elementos composicionais, o conteúdo temático, a intencionalidade, a ideologia,o preconceito étnico-racial, as marcas lingüísticas, as vozes presentes e seus efeitos de sentido; Leitura, análise e discussão a partir de textos que utilizam a linguagem verbal e não verbal nos textos em estudo; Produção de cartazes; Exibição de vídeos com os temas propostos, fragmentos de filmes - Questões orais e escritas que proporcionem o reconhecimento da informatividade e da adequação da linguagem nos diversos textos; Análise lingüística, estrutural, semântica dos textos produzidos; Refacção dos textos produzidos.

5.5.6 - Avaliação: conforme conteúdos e objetivos propostos, a avaliação será formativa continuada, acumulativa, diagnóstica e democrática.
O educando será avaliado em todas as etapas da construção do conhecimento desde a participação ativa, interesse e assimilação dos conteúdos até a produção final e sua apresentação deste aos demais educandos.

5.6 -  Matemática:

5.6.1-Conteúdo estruturante: números e álgebra, grandezas e medidas, geometrias; funções e tratamento da informação.

5.6.2 -Conteúdo básico: números naturais, medidas, porcentagem e proporções

5.6.3- Conteúdo específico: energias alternativas, fontes e escassez de energia, gastos energéticos; crescimento da população-produção de alimentos, relação do homem no mundo e fontes de alimentos; ciclo da água, fonte e consumo de água;  divisão de áreas, uso de pesticidas, concentração limite em função das espécies existentes, herbicidas, fertilizantes por metro quadrado e sua porcentagem; -  qualidade do ar e a atmosfera, o uso racional do planeta; -  análise do consumo, seus excessos e suas conseqüências;  qualidade de vida, características e condições ambientais; -   saúde, enfermidades humanas, dietas equilibradas, estudos epidemiológicos, fatores hereditários; -   Astronomia, guerra tecnológica, diferenças norte/sul.
Os conteúdos utilizados nestes temas são a porcentagem, coleta de papeis no lixo de cada sala de aula, no termino do turno da manhã, durante uma semana, organização e analise dos dados coletados, apresentação de tabelas com pesquisas estatísticas co coletas e classificação de dados e apresentação dos resultados através de gráfico, retomar operações no conjunto dos números naturais, desenvolverem conhecimentos relativos a sistema de medias, revisar e ampliar a compreensão das operações com números decimais   

5.6.4- Justificativa: reconhecer o bairro onde está situada a escola como as pessoas vivem, a qualidade de vida e a importância da preservação do meio ambiente de maneira sustentável. Fazer palestra sobre o meio ambiente, pesquisas, coleta de dados, observarem a paisagem, lixo localizado no bairro, fazer trabalhos em grupo, expor idéias debatendo, fazer registros com fotos e anotações.

5.6.5 - Metodologia: fazer pesquisas sobre o meio ambiente, como preservar e gastar com consciência os recursos naturais considerando a sustentabilidade; rever os conteúdos sobre os números naturais e sua aplicabilidade; resolução dos problemas em porcentagens e proporções.
As atividades serão grupais e individuais, com apresentação e registros os temas trabalhados.

5.6.6- Avaliação: conforme conteúdos e objetivos propostos, a avaliação será formativa continuada, acumulativa, diagnóstica e democrática.
O educando será avaliado em todas as etapas da construção do conhecimento desde a participação ativa, interesse e assimilação dos conteúdos até a produção final. Serão realizadas avaliações grupais e individuais sempre considerando o aprendizado individual de acordo com o crescimento e a construção do conhecimento em relação ao tema proposto.

6 . METODOLOGIA DO PROJETO:
Cada disciplina se responsabiliza em trabalhar o conteúdo de acordo com a sua especificidade, atendendo todos os requisitos para o efetivo processo de ensino aprendizagem, sempre considerando as demais disciplinas relacionadas ao projeto. Após o conteúdo teórico, propõe-se um trabalho prático que venha a contribuir para a transposição do aprendizado no cotidiano dos nossos educando e seus familiares, contribuindo para o conhecimento coletivo e a preservação do meio ambiente no qual estamos inseridos.

7 . AVALIAÇÃO DO PROJETO:
A avaliação se dará a partir da aplicabilidade, da mudança de atitudes e do resultdado no que diz respeito ao referido estudo.