Ação reflexão cad 4 parte 2
Ë preciso repensar nossas ações em sala de aula, visando o efetivo ensino aprendizado, atendendo as necessidades da demanda escolar. A busca de novas práticas de aulas, conteúdos que venham a contribuir para a construção do conhecimento deve partir dos interesses apresentados pelos educandos, sua realidade, mediando e relacionando a especificidade de cada disciplina e ao conhecimento oferecido pelo educador. Com isso, ocorre a preparação do sujeito para o enfrentamento da sociedade e o mercado de trabalho.
Contudo, analisando o perfil dos nossos educandos de Ensino Médio, percebe-se um grande desinteresse pelos conteúdos e ao mesmo tempo quando questionados sobre sugestões de melhorias, estes não apresentam interesse em construir o próprio conhecimento. O interesse deles está voltado ao cotidiano repleto de atividades prazerosas. Há a nítida impressão que nossos educandos não possuem sonhos, não estão preocupados com o amanhã ou ainda não perceberam que o quanto a escola tem a contribuir para o crescimento intelectual destes.
A mediação do educador é de suma importância para que haja a busca do conhecimento e da construção do sujeito enquanto cidadão crítico, conhecedor de seus direitos e deveres, enquanto pessoas responsáveis pela própria formação. Assim, o conteúdo necessário para isto, deve ser significativo e direcionado oportunizando um aprendizado coerente que venha a contribuir para o efetivo crescimento intelectual dos educandos.