Ação e Reflexão - Caderno 3 - ativ pág 41

Artigo

Terrário, um miniecossistema

Carlos Lopes da Silva
Lidiane Fernandes Pasini Cabral
Patrícia Paluski
Pedro Tadaeski
Simone R H Alves da Silva

Resumo
Trata-se de uma experiência didática, com enfoque multidisciplinar, na perspectiva de um ensino mais integrado, possibilitando agregar diferentes disciplinas para o entendimento de ciclos biogeoquímicos do planeta.
Palavras-chave: Terrário – ciclos biogeoquímicos – multidisciplinaridade

Introdução
Atuando na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Curitiba, propomos mobilizar os alunos e professores na construção de um terrário, para tratar as transformações ocorridas no contexto terrestre, com ênfase para o ensino dos ciclos biogeoquímicos para a manutenção e conservação da matéria no Planeta.

Desenvolvimento
Montagem do terrário.
Observação dos processos ocorridos.
Reflexões e anotações sobre as observações realizadas.

Organização do conhecimento
A temática proposta abre possibilidade de interdisciplinaridade com as disciplinas de :
Biologia : estudo das rochas e minerais, fotossíntese, decomposição, efeito estufa,     aquecimento global, energia do Sol, fertilidade do solo, reprodução, cadeia alimentar, preservação ambiental...
Química: ciclo do carbono, ciclo do nitrogênio, ciclo da água.
Geografia: origem do solo, tipos de solo, intemperismo.
Física: Princípio de Lavoisier, matéria e energia.
Matemática: cálculo de área, porcentagem, construção de gráficos.
Língua Portuguesa : construção de textos.

Aplicação do Conhecimento
Possibilitar questionamentos sobre o miniecossitema formado:
- Por que as plantas não morrem sufocadas no terrário ?
- De onde vem a água que mantém as plantas vivas ?
- Como ocorre o aparecimento de novas formas de vida dentro do terrário ?

Compreender os processos biogeoquímicos.
Permitir a reflexão sobre o funcionamento do Planeta e ao mesmo tempo promover o debate em torno da exploração, preservação e apropriação dos recursos naturais.