Ação e Reflexão 4 Caderno 3 - Etapa 2

AÇÃO E REFELÃO 4 ​ CADERNO 3  - ETAPA 2

Colégio Estadual “Profª Regina Mary Barroso de Mello” - Paranaguá

Resumo: O objetivo do artigo é analisar e discutir o tema : “Dengue: medidas de prevenção” conscientizando os educandos e comunidade escolar sobre o processo de transmissão e as formas de combate. Salientando as situações de risco que a população está vivenciando. Considerou-se  a dengue como doença infecciosa viral de transmissão vetorial que traz, na sua dinâmica de transmissão, elementos das dimensões biológicas.

Introdução: A dengue, doença infecciosa viral de evolução geralmente benigna, de transmissão vetorial pelo mosquito Aedes Aegypti. Linaeus, 1762, que traz, na sua transmissão, elementos dos condicionantes biológicos comportamentais, ecológicos, políticos e econômicos, caracterizar como um problema complexo e exige um enfoque sistêmico para o seu controle.

Desenvolvimento: Alguns autores acreditam que a maior gravidade da doença está associada a infecções secundárias por sorotipos diferentes (YANG, 2003), e estudos clínicos e viriológicos evidenciaram uma maior correlação entre os casos de dengue hemorrágica ao sorotipo 2 quando este ocorria como “infecção secundária” (VERONESI, 1991) e mais especificamente os de origem no sudeste da Ásia parecem ser mais patogênicos do que os de origem Americana (MESSER et al., 2002).
Em sala de aula, num primeiro momento os alunos farão uma pesquisa no celular para obter mais informações sobre o assunto abordado. Logo em seguida com o professor de Biologia serão levantadas questões sobre o combate às larvas do mosquito da dengue  e estratégias que evitem a transmissão envolvendo práticas cotidianas da comunidade. Os alunos farão pesquisa de campo em suas casas e entorno, registrando imagens de possíveis focos ou situações de risco.
Posteriormente farão exposição do resultado obtido para a turma. O professor fará alguns comentários e explicações e serão elencadas algumas ações referentes aos procedimentos que deverão ser tomados.
Num outro momento o professor de Química baseado na constatação que o mosquito transmissor desenvolveu resistência aos inseticidas convencionais e com isto cresceu a procura por extratos naturais que sejam efetivos no combate ao mosquito adulto e à larva e que sejam isentas de toxidade
para o ambiente (SIMAS et. al. 2004) irá desenvolver experiências com  óleos essenciais  de plantas
e velas aromáticas de citronela.

Conclusão: Após o trabalho realizado os alunos chegarão às seguintes conclusões:

Identificar as características do mosquito transmissor da dengue;
Identificar os sintomas da dengue;
Compreender os riscos da automedicação;
Saber como prevenir a doença;
Conscientizar e informar a comunidade escolar sobre os cuidados que  deve ter para evitar a Dengue;
Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

Referências:

#SANTOS, S.L. Avaliação de controle da dengue: aspectos críticos e percepção da população – estudo de caso em um município do Nordeste. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) -m Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2003.

SANTOS, S.L.; AUGUSTO, L.G.S. Dengue: uma avaliação das ações do programa de controle. Cadernos Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, v.13, n.1,p. 263-280, 2005. Silva, Stella Olívia da.

Modelagem de propagação da dengue com o uso de equações diferenciais e modelos tipo SEIR/Stella olívia da Silva.- Lavras: UFLA, 2012.

YANG, H.M. Epidemiologia da Transmissão da Dengue. TEMA Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. v. 4, n. 3, p. 387-396,2003.

VERONESI, R. Doenças Infecciosas e Parasitárias , 8ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1991.

MESSER, W. B. Et al. Epidemiology of dengue in Sri Lanka before after the emergence of epidemic dengue hemorrhagic fever. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene. v. 66, n. 6, p. 765U773, 2002.

Orientadora de Estudos: Alessandra Vilarinho
Cursistas:
Brasília de Fátima Araujo Oliveira
Edson José Alves
Evelyn Nunes Santos
Leila dos Santos Hassan
Maria Bernardete Machado
Roseli Nogueira Lima
Simone Martins Pinto Griguç
Tirza Cunha Pires
Veridiane Grigoleti Gonçalves