p { margin-bottom: 0.21cm; }
Formação de Professores do Ensino Médio
CIÊNCIAS HUMANAS
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II - Caderno II
Orientadora de Estudos: Alessandra Vilarinho
Professores:
Brasília de Fátima Araújo de Oliveira
Edson José Alves
Evelyn Nunes Santos
Leila dos Santos Hassan
Maria Bernardete Machado
Roseli Nogueira Lima
Simone Martins Pinto Griguç
Veridiane Grigoletti Gonçalves
Tirza Cunha Pires
3. Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na Área de Ciências Humanas / 28
REFLEXÃO E AÇÃO
Resumo: planeje uma ação curricular que considere a realidade específica de seus estudantes em uma abordagem interdisciplinar entre diferentes componentes curriculares. Entenda-se por “ação curricular” uma sequência didática, uma unidade programática, um trabalho de campo, um projeto de ensino etc.
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello
Plano de Aula Interdisciplinar
1- Tema Geral: Trabalho e Industrialização
2- Conteúdo Específico
-Filosofia: As formas do conhecimento-concepção de trabalho e trabalhador no senso comum e científico.
-Geografia: Mecanização e modernização no campo- o trabalhador rural na industrialização.
-Língua Portuguesa: Discurso como prática social- a ideologia presente em diferentes textos de diferentes épocas.
-Sociologia: organização do trabalho nas sociedades capitalistas- a transformação do modo de trabalho no processo de industrialização.
3- Objetivos:
-Filosofia: Identificar os elementos que tipificam o conhecimento científico, o conhecimento técnico e o conhecimento vulgar.
-Geografia: Identificar as formas de apropriação da natureza, a partir da ação humana e suas consequencias econômicas, sociambientais e políticas.
-Lingua Portuguesa: Perceber a relação entre o contexto de produção de diferentes obras literárias com o momento histórico no período da industrialização.
-Sociologia: Entender e questionar de forma crítica as relações de desigualdades sociais produzidas pelas condições de trabalho na sociedade capitalista.
4-Avaliação:
Contínua e por disciplina. O acompanhamento das ações deverá ser individual e coletiva. A participação nos debates, trabalhos em grupo e desenvolvimento nos textos escritos se fará diante das observações do professor e na entrega dos trabalhados desenvolvidos.