Ação e Reflexão 4 Caderno 2 Etapa 2

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Formação de Professores do Ensino Médio

CIÊNCIAS HUMANAS

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Etapa II - Caderno II

 

Orientadora de Estudos: Alessandra Vilarinho

Professores:

Brasília de Fátima Araújo de Oliveira

Edson José Alves

Evelyn Nunes Santos

Leila dos Santos Hassan

Maria Bernardete Machado

Roseli Nogueira Lima

Simone Martins Pinto Griguç

Veridiane Grigoletti Gonçalves

Tirza Cunha Pires

 

3. Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na Área de Ciências Humanas / 28

 

REFLEXÃO E AÇÃO

Resumo: planeje uma ação curricular que considere a realidade específica de seus estudantes em uma abordagem interdisciplinar entre diferentes componentes curriculares. Entenda-se por “ação curricular” uma sequência didática, uma unidade programática, um trabalho de campo, um projeto de ensino etc.

 

UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello

 

Plano de Aula Interdisciplinar

 

1- Tema Geral: Trabalho e Industrialização

 

2- Conteúdo Específico

-Filosofia: As formas do conhecimento-concepção de trabalho e trabalhador no senso comum e científico.

-Geografia: Mecanização e modernização no campo- o trabalhador rural na industrialização.

-Língua Portuguesa: Discurso como prática social- a ideologia presente em diferentes textos de diferentes épocas.

-Sociologia: organização do trabalho nas sociedades capitalistas- a transformação do modo de trabalho no processo de industrialização.

 

3- Objetivos:

-Filosofia: Identificar os elementos que tipificam o conhecimento científico, o conhecimento técnico e o conhecimento vulgar.

-Geografia: Identificar as formas de apropriação da natureza, a partir da ação humana e suas consequencias econômicas, sociambientais e políticas.

-Lingua Portuguesa: Perceber a relação entre o contexto de produção de diferentes obras literárias com o momento histórico no período da industrialização.

-Sociologia: Entender e questionar de forma crítica as relações de desigualdades sociais produzidas pelas condições de trabalho na sociedade capitalista.

 

4-Avaliação:

Contínua e por disciplina. O acompanhamento das ações deverá ser individual e coletiva. A participação nos debates, trabalhos em grupo e desenvolvimento nos textos escritos se fará diante das observações do professor e na entrega dos trabalhados desenvolvidos.