Ação e Reflexão 2- Página 27 Atividade em grupo

Professora Orientadora: Luciana Barcelos Santos
Professores participantes:
Adilson Cardoso Pires
Andreia Rodrigues Ribeiro
Emilye R. Silva
Gisele Patricia Ignacio
Oriel da Costa Schneider

Atividade em grupo
Reconhecemos a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Por essa razão, propomos que se reserve um tempo para a leitura e aprofundamento:
1) Ler e analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNECEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 02/201.
2) Organizar uma roda de conversa com os professores da escola sobre as DCNEM.
3) Sistematização: quais as proposições que mais geraram debate? A que você atribui que tenham sido essas as questões mais polêmicas?
4) Faça o registro dessa atividade e socializar com os demais professores cursistas.

Durante o encontro do curso feito no dia 13 de setembro de 2014 após a leitura do conteúdo do caderno 3 “O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” foi proposto um debate entre os professores participantes do Pacto após a leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNECEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 02/201. E após essa atividade, foi promovida uma roda de conversa com todos os professores participantes do Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista.
Dessa maneira, após essas observâncias, foi decidido que destinaríamos um dia da semana na escola, reunindo todos os professores que atuam no Ensino Médio para uma bate papo, com trocas de experiências entre as diversas disciplinas para a elaboração da atividade proposta. Nesse processo, os professores do curso apresentarão os objetivos do Pacto, o desenvolvimento das atividades, bem como, suas expectativas de mudanças para os alunos do Ensino Médio.
Após esse direcionamento, será promovido um debate e coletado informações dos professores, e suas visões mais polêmicas e críticas sobre o processo de ensino aprendizagem e as Diretrizes Curriculares, suas possibilidades, problematizações e desafios.
No dia 01 de outubro nos reunimos, professores do Ensino Médio para analisar os argumentos referente ao caderno 3, cuja proposta foi de discutir as diretrizes e coletar as informações decorridas do debate.
Iniciamos mostrando o parecer nº 5/211 CNE e resolução nº 2, 30/01/12 e ressaltando a importância  da articulação das quatro dimensões norteadoras presentes nas diretrizes, trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a prática de ensino. Destacou-se também os avanços na legislação, recursos captados, inclusão social, bem como os inúmeros desafios que devem ser enfrentados cotidianamente. Nessa proposta, o objetivo fundamental é promover a formação humana integral do indivíduo. Dessa forma, questões foram levantadas para que se iniciasse as discussões. Como promover essa formação humana integral? Qual é a função da escola na sociedade? Como lidar e resolver a evasão escolar tão frequente no Ensino Médio? Como levar o aluno a conciliar emprego e escola, bem como a continuidade dos estudos como aprimoramento pessoal?
Partimos do pressuposto e foi unânime de que em primeiro lugar é preciso que haja pleno conhecimento sobre a realidade da escola e a comunidade em que está inserida, os aspectos relativos sobre a situação social e econômica dos alunos que fazem parte dela. Outra possível resposta encontrada foi citada a função primordial que os professores como mediadores e que cabe a eles direcionar, interferir na vida escolar dos seus alunos, mostrando-lhes que podem sim serem trabalhadores, mas em consonância com os estudos que serão primordiais para o seu desenvolvimento integral, pois este é o caminho do seu aperfeiçoamento ao longo da vida.
Outra questão discutida foi sobre os diálogos entre as disciplinas que devem ocorrer sempre que permitido e possível. Sabemos das inúmeras dificuldades em se trabalhar a interdisciplinaridade, algumas disciplinas são mais fáceis como as ciências humanas, outras mais difíceis como as exatas, porém, esses desafios podem ser superados cotidianamente, e as diretrizes podem ajudar nesse processo pois abordam aspectos importantíssimos que podem nos direcionar na consolidação dos planejamentos. Cabe a nós professores selecionarmos os conteúdos seguindo a ideia do que será importante ensinar para os alunos que fazem parte da realidade da sua escola. Sempre com um questionamento em mente. Esse conteúdo fará sentido para os meus alunos?
Uma das propostas ressaltadas nas diretrizes e que os professores acham de suma importância é a bordagem das problematizações no início dos conteúdos, e o diagnóstico para compreender o conhecimento prévio dos alunos, pois estes possuem experiências ao longo da sua vida. Entretanto notou-se que muito pouco se conhece das Diretrizes Curriculares, das legislações presentes, o que acaba levando à extrema dificuldade na elaboração dos planejamentos docentes. Acreditamos que esse seja um dos problemas mais desafiadores para os professores na atualidade, mas que é de grande importância para o processo de ensino, onde soluções precisam ser encontradas.
Por essas razões concluímos que a escola e os núcleos de educação devem promover sempre projetos e palestras voltadas para inclusão dessas dimensões inseridas na Diretrizes Curriculares, pois observamos dificuldades de compreensão para seguir as padronizações exigidas no âmbito escolar, melhorando assim a qualidade de ensino.