(Artigo: Grande Grupo)
Orientador de Estudos: Luciana barcelos Santos
Professores participantes:
Adinei Correa Pires Frizzo
Adilson Cardoso Pires
Andreia Rodrigues Ribeiro
Emilye R. Silva
Gisele Patricia ignacio
Oriel da Costa Schneider
Rosângela Vieira
Aurea maria Pereira Rocha
Cristiane Dias
Inalda Sali Santos da Luz
Daguiomar do Rosário Faria
Sarita dos Santos Silva
Francisco Xavier
Quadro Geral do Ensino Médio: o que nos dizem os indicadores sociais do Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista.
O Ensino Médio é uma etapa desigual, pois ainda há um enorme abismo entre o ensino de qualidade público e privado, bem como a formação do indivíduo, surgindo uma questão: para o que formar o estudando do Ensino médio? Para a vida como cidadão ou simplesmente profissional.
Ao analisarmos o texto verificamos que uma pequena parcela dos estudantes está matriculada nos cursos profissionalizantes, outro pequeno grupo está inserido nas redes privadas e, a maior porcentagem dos alunos está matriculada na rede pública de forma regular ou na EJA, e uma grande porcentagem, podemos citar milhões de jovens e adultos pobres não estão matriculados em rede alguma ou abandonaram seus estudos por diversos motivos.
Diante de todos estes desafios responsáveis pela desigualdade no ensino dos nossos jovens, vários projetos tentam buscar soluções para tal situação. A DCNEM( Brasil, 2012) surge como um norte para diante desse cenário. O Sistema Nacional de Educação busca melhorias nas políticas educacionais visando o desperdício de projetos vagos e que não conseguem promover ações efetivas que garantam a igualdade do ensino, destinados aos jovens, adolescentes ou adultos na área rural ou urbana em qualquer período, classes sociais, culturais econômicos, e consequentemente, contemplar a diversidade cultural presente nesses grupos.
Muitos dos nossos jovens que estão estudando nas escolas públicas visam apenas o mercado de trabalho, pois sua condição história social o condicionou pensar dessa forma e acreditar que seu ensino serve apenas para isto. Sai da escola com uma visão minimalista de conhecimento, bem como sem visão crítica da sociedade em que vive. De forma geral nossos estudantes de ensino médio apresentam o conceito de obter uma produção para sua existência humana que envolve o mercado de trabalho, apenas, sem perspectiva de mobilidade social com qualidade de vida.
Ao Contemplar os conteúdos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais, dos diferentes grupos de forma interdisciplinar, neste processo, a formação humana integral, desenvolvendo todas as potencialidades do indivíduo, deve ser o objetivo fundamental de qualquer projeto que vise um ensino de qualidade.
Por estes motivos, é unânime em todas as discussões e parâmetros de diretrizes curriculares, que há a necessidade de promover projetos efetivos que visem práticas pedagógicas. E que estas estabeleçam conexões entre teoria e prática cujo objetivo seja alcançar o desenvolvimento integral da formação humana dos nossos jovens, adolescentes e adultos que integram o Ensino Médio. Independente da classe social, cultural ou econômica. Superando a formação humana que divide a relação de poder das relações de trabalho, favorecendo a desigualdade social, e o preconceito daqueles que ocupam uma posição mais privilegiada na sociedade contraditória em que vivemos.
Analisando historicamente as relações de poder, de trabalho e culturais, conclui-se que elas se dependem e que a História é construída com a participação de todos os sujeitos e que, portanto, devem ser considerados em sua plenitude como transformador social e transpor a ideia de mero coadjuvante na formação da sua sociedade. Dessa maneira, é fundamental que como docentes em sala de aula, articulemos o conhecimento sistematizado das diversas áreas do saber, que nossos alunos precisarão para enfrentar o mercado de trabalho, juntamente com as diversas questões que constroem a consciência cidadã humana. Entretanto, precisamos das políticas públicas voltadas para a transformação do currículo, infraestrutura das instituições de ensino, recursos, entre tantos outros subsídios importantes para o ensino, pois a educação se faz em conjunto, objetivando a qualidade da formação humana integral dos nossos alunos.