36ª Olimpiada Brasileira de Matemática recebe inscrições até 9 de maio

Instituições das redes pública e particular podem participar. Os vencedores concorrem a vagas para representar o país em competições internacionais.

Estão abertas, até 9 de maio, as inscrições para a 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o país. As instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site (http://wang.impa.br/selecaoEscola.do?tipo=I). As inscrições são gratuitas.

A competição, além de promover a melhoria do ensino de Matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral, seleciona os estudantes para formar as equipes que competirão em representação do Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem os melhores talentos de cada país na área.

Os alunos que participam da olimpíada são divididos em quatro níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3, enquanto os estudantes de graduação participam do nível universitário.

Em 2013, a OBM envolveu a participação de mais de 200 mil estudantes e seus professores. Este ano a prova da primeira fase será realizada nas instituições cadastradas na terça-feira, 3 de junho, a segunda fase, também realizada nas instituições ocorrerá no sábado, 6 de setembro e a terceira e última fase nos dias sábado 25 e domingo 26 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

Premiação
Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 18ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2015. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática.

Sobre a OBM
A realização da olimpíada tem aumentado o interesse dos jovens pelo estudo da matemática além do currículo escolar e pela resolução de problemas que estimulam o raciocínio e a criatividade. Além disso, a OBM envolve diretamente os professores das escolas na aplicação e correção das provas de 1ª e 2ª fases propiciando, por meio da discussão dos problemas com os alunos, o desenvolvimento de todos no trabalho com a matemática de forma mais rica e criativa.

Com o objetivo de ajudar os estudantes a se prepararem para as distintas fases da competição, a OBM disponibiliza material de estudo gratuito na sua página na internet.

Criada em 1979, a OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).