2º etapa, revendo a organização do Ensino Medio

Nesse caderno, falamos de democracia e planejamento participativo, mas nos últimos anos, já não estamos buscando isso na educação, com conselhos de classe participativo, com questionarios as familias da comunidade escolar, penso que não tem novidade nenhuma nesse caderno, refletir o trabalho pedgógico não seria o que estamos fazendo ao longo dessa formação e de outras que por nós passaram?

Novamente falamos de igualdade, liberdade, pluralidade,diversidade, respeito social, solidariedade e sustentabilidade, mas no decorrer dos ultimos anos, é o que nós, professores buscamos, porém, onde esta o poder publico para colocar nossas teorias em prática, só ficar falando sobre o mesmo assunto é facil, quero condições nas escolas de tornar isso real, paupável, é muito lindo trazer textos ´para professores discutir e refletir, mas, muitas vezes esses textos, é um tiro no pé dos professores, tem todo uma mensagem subliminar, onde o culpado é o professor, que não sabe dar aula ou não tem atrativos o suficiente para prender a atenção do aluno e evitar evasão do ensino fundamental para o medio. 

Penso que a educação contemporanea não exclui ninguem, ao contrario, fornece oportunidades iguais a todos, só colocarmos o exemplo das cotas  e outros projetos suplementares.

Vejo, o desinteresse dos alunos e comunidade.