1º Reflexão e ação

 

          Apos leitura, análise das informações do caderno 1 , compartilhamos com a equipe pedagogica e docentes do Colégio Estadual "Dr. Arthur M. Ramos", e com esta dinâmica tivemos muitas situações de intensa reflexão e concluimos a necessitade de  planejar e implantar algumas ações , iniciando nas séries finais do ensino fundamental, para o 2 semestre em nosso estabelecimento, observamos também que estes desafios são comuns em  locais distantes, assim como a procura constante de mudanças para qualificar a educação de qualidade que buscamos:

Desafios elencados :

Evasão Escolar
                     Falta motivação todos os sujeitos ( mesmo que não simultâneamente, mas faz parte do ciclo que envole os sujeitos.).              
                                Falta de preparo de sujeitos (imaturidade).
                                Desinteresse, cultura do não dá nada.
                                Baixa frequência
                                Busca de atividade remunerada
Explicações
=> Cultura familiar impulsiona para a busca de atividades remunerada, que depende de conhecimentos práticos, não valoriza a continuação na formação do aluno.
=> Relacionamentos: tanto amizades, como afetivos e formação de família, ou infelizmente para atividades ilícitas que comprometem a continuidade nos estudos.
=> Profissionais sem preparo e desmotivados, alguns em final de carreira que  acabam gerando, confrontos desnecessários de gerações que interferem no rendimento escolar.
=> Atendimento de docentes que não consideram as características da faixa etária, em algumas situações trabalham o acadêmico sem um  olhar humanitário, ou na pior das hipóteses sem considerar nosso contexto atual, pois muitos dos nossos alunos tem uma vida muito dificil, conforme levantamento do perfil sócio econômico cultural.
=> Reflexos do Capitalismo, onde o ter  está antes, do ser uma pessoa proprietária do próprio conhecimento, na busca de desfrutar do resultado do seu trabalho conquistado.
=> Falta de motivação e do prazer ,em aprender pelo aprender, isto é , é estudando, lendo, pesquisando que se  alcança seu objetivo.
=> Ausência de perspectivas para o futuro, grande parte dos alunos são imediatistas, não tem uma meta, um sonho a ser conquistado.
=> Ao mesmo tempo que estão conectados com tecnologias, estão desconectados dos próprios objetivos , sem definir que formação profissional que lhes garantirá a sobrevivència na vida adulta.
=> Muitas vezes os próprios sujeitos que trabalham na Educação não valorizam seu material de trabalho, como outros profissionais o fazem. Exemplo : Uma profissional da beleza tem melhores oportunidades quando expõe o resultado do seu trabalho em sí mesma, pois muitas de suas clientes, buscam aquele resultado. E nós porque não demonstramos o valor do conhecimento, a alegria que temos, no estudar e a valorização das nossas conquistas através do estudo, ao contrário muitas vezes estamos sobrecarregados e  esquecemos de olhar com sensibilidade pra nós mesmos, reconhecendo com fidelidade nossas emoções , ser feliz com o que somos e estamos nesta caminhada para melhorar a cada dia, compartilhar nossas experiências e acima de fazendo cada dia  da felicidade nossa permanente companheira.

Orientadora: Elaine Pires Teixeira

Participante:Rosane Gouveia da Silva.

Local: C.E." Dr. Didio A. C. Viana"

Cidade: Paranaguá - Pr