1ª Reflexão sobre o caderno da Temática 1 do Pacto Nacional pelo Ensino Médio

Wagner da Conceição Moreira

Gestor do Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga

Morretes - Paraná

31/07/2014 - 09:52

 

Todo o sistema educacional vigente é fruto de um desenvolvimento histórico-político  que atravessou séculos para que se entenda o hoje da educação, faz-se necessária uma análise de suas origens, bem como uma conformação histórica do país. A educação brasileira sempre esteve intimamente ligada ao governo que, através de leis, estabelecia como o sistema seria dividido. Como exemplo disso, tem-se o ensino médio que passou por várias mudanças normais, assim como  em sua estrutura. Outro ponto a ser observado está na atualidade " injusta" na oferta deste ensino médio em determinada época de nosso país: a elite tinha acesso a uma educação de melhor qualidade que a massa. Entretanto não cabe ao momento julgar, uma vez que os detentores do poder são os que reagem a educação, se esta triste realidade foi ou não propositalmente criada. Dentre as inúmeras transformações sofridas pelo sistema educacional, passando também pela fase tecnicista durante a fase de explícito desenvolvimento industrial do país, chega-se ao ponto atual em que os indivíduos utilitários desta rede ou que deveriam usufruir não veêm nos estudos uma oportunidade de crescimento e melhoria de vida e isso principalmente na rede pública de ensino.
Embora a educação tenha passado por uma fase em que a formação da mão de obra qualificada era mais importante que a formação integral do indivíduo ( como cidadão pensante), hoje a realidade é mais sensível: nem o conhecimento tem sido buscado para a qualificação. Observa-se um Ensino Médio defasado jovens marginalizados, mão de obra desqualificada e, principalmente cidadãos que nem ao menos sabem exercer sua cidadania. Para retificar isso estima-se uma possível solução ofertar um sistema igualitário ou menos desigual para esses indivíduos, frente a um país onde a desigualdade impera.
Por conseguinte não exime-se a responsabilidade do professor que possui papel fundamental na formação intelectual e na construção de opiniões desses alunos.