1) As pesquisas apontam que uma das atividades de que os jovens mais fazem na internet é conversar. E que tal propor um diálogo com os estudantes na escola sobre as conversas na internet?

Marivania Menegarde

Maria Salete da Silva Bozza

Roserlei Salate Furlan

Maria Aparecida Mendes de Souza

Maria Marlene Marcon Bosio

Foi realizada a pesquisa em sala de aula com um total de 21 alunos do Centro de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto de Cascavel, Paraná. A Atividade escolhida foi a descrita no Caderno II do SISMÉDIO:
1) As pesquisas apontam que uma das atividades de  que os jovens mais fazem na internet é conversar. E que tal propor um diálogo com os estudantes na escola sobre as conversas na internet?
Será que o que se conversa pela internet tem “menos valor ou importância do que aquilo que se diz presencialmente? O que os jovens de sua escola diriam? Vamos tentar este papo como um exercício de aproximação com os estudantes? Professor, professora, sua escola está, também, aberta ao diálogo com as culturas juvenis que envolvem os jovens fora da escola? Que tal promover um diálogo sobre a questão, após assistir ao documentário O desafio do passinho: uma for-30
O Jovem como Sujeito do Ensino Médio uma atividade de expressão corporal e sociocultural? Ele está disponível no
site: http://www.emdialogo.uff.br/content/o-desafio-do-passinho-uma-forma-de-e...
As questões são:
1- Quanto tempo você passa nas redes sociais?
2- Qual o assunto que mais chama sua atenção na internet?
3- A conversa pela internet tem menos valor do que a presencial?
4- Como é o diálogo na Escola com os professores, colegas e direção?
5- Sua sala possui algum meio de comunicação para o grupo nas redes sociais?
Segue abaixo a análise das respostas:
Questão 01:
Até uma hora : 10 pessoas
De 2 a 4 horas:07 pessoas
Mais de 5 horas: 03 pessoas
Questão 02:
Notícias: 06
Cultura: 04
Lazer: 07
Pesquisa: 05
Futebol: 00
Outros:  06

Questão 03:
Sim: 14
Não:07

Questão 04:
Sim:18
Não: 03

Questão 05:
Sim: 21
Não: 00

Podemos perceber que mesmo quando os alunos entrevistados estão totalmente ligados nos meios de comunicação da internet, ainda valorizam a conversa presencial, usam a internet para lazer, na maioria das vezes,  e nem passam tanto tempo na internet como pensamos, também ainda mantém um relacionamento próximo com seus professores. Outra questão curiosa e que contradiz o senso comum é o fato de grande parte demonstrar interesse por notícias e por programas culturais. Isto traz duas reflexões: quanto ao item notícias, estas podem estar no plano dos noticiários policiais ou não, mas revelam o interesse pela realidade social. Quanto ao item cultura, o resultado é revelador no que diz respeito ao interesse pelo conhecimento, o que, também, deixa entrever uma mentalidade diferente daquela que costumamos ouvir sobre o jovem de que ele “ não se interessa por cultura”. Outro resultado surpreendente propõe que o aluno considera mais importante a comunicação presencial, que é o contrário do que se pensa que seja a opinião do escolar.