PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – 2015
Wiki Final Etapa II
Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva – E.F.M.P – TOLEDO – PR
Orientadora : Neiva Aparecida dos Santos
Cursistas :
Adilson Antonio dos Santos
Hélio Luchini
Rosângela Viera dos Santos Custódio
Tamara Luz Souza
Valmor Jorge Cardoso
Tathiane Gisele Henzel Scheid
Wilson Eger
Wiki Final etapa 2
Ao estudarmos o conteúdo dos cadernos do Pacto percebemos o quanto a interdisciplinaridade é uma importante conexão entre as áreas do conhecimento que vão além dos currículos escolares onde o educando acaba tendo uma visão de mundo, em que os fatos socialmente se interligam tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e contextualizado. Por isso ao estudarmos as Ciências Humanas e suas Tecnologias nos deparamos com a necessidade de uma conexão entre as áreas do conhecimento que vão além dos currículos escolares. As práticas de letramento e de leitura escolar devem ser diversificadas, para que os adolescentes possam se constituir leitores e produtores de textos necessários à vida cidadã. É, por isso, fundamental propiciar aos alunos muitas possibilidades de interagir de forma crítica com as práticas de linguagem utilizadas por eles, à apropriação dos bens culturais garante a constituição do cidadão.
A formação dos professores está diretamente ligado a evolução da sociedade e formação de novos pensadores. A partir da ciência vive uma constante evolução onde devemos sempre estar buscando forma de acompanhar desvendar a evolução. A disciplina de Ciências, quando bem trabalhada na escola, ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões e faz com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio.
A maneira de ensinar também passou décadas apoiada na reprodução dos mesmos padrões. Acreditava-se que os fenômenos naturais poderiam ser compreendidos com base apenas na observação e no raciocínio, bastando para isso que os estudantes fossem levados a conhecer todo o patrimônio científico produzido até então e a memorizar conceitos.
Na área das ciências exatas qualquer profissional ou uma pessoa comum, no seu dia a dia usa o conhecimento matemático para interpretar informações, sendo esses conhecimentos específicos, as ferramentas do Pensamento Matemático possibilitam desenvolver nos estudantes do E.M. a capacidade de analisar criticamente uma dada situação, formulando hipóteses e considerando as diferentes probabilidades para uma compreensão mais ampla da sociedade local e global na qual estamos inseridos.