Resposta do caderno V

                                                 Caderno 5  - projeto interdisciplinar
                                                          HISTÓRIA DA BICICLETA
COMPONENTE CURRICULAR     
Teoria do Conhecim.( Filosofia)   
DESCRIÇÃO ATIVIDADE: pesquisa teórica
PENSAMENTO DETERMINISTICO

Geometria espacial e plana  (matemática)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE: roda da bicicleta tamanhos diferentes: distância entre
elas, comprimento, área, etc
RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO

Arte moderna: Futurismo ( Arte) 
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Desenho de observação baseado nas características  
futuristas– movimento de uma pessoa andando de bicicleta e/ou rodas girando.
PENSAMENTO INDUTIVO

Sistema circulatório-respiratório ( biologia)  
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Desenho do sistema-circulatório e respiratório. E experiência prática
confecção de material reciclado e bexiga.
PENSAMENTO INDUTIVO

Conceito de atividade  física e saúde (Ed. Física)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Vida saudável – e reflexão sobre meio ambiente saudável e/ou passeio ciclístico.
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO

Espaço geográfico - Urbanismo –(Geografia)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Maquete urbana com ciclovias
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO

Período histórico – ( história )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Pesquisa histórica
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO

Interpretação textual – gráficos ( português )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Estudos de gráficos e tabelas referente  - qualidade de vida e
cidades que prioriza a bicicleta.
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO

Propriedades materiais ( química )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Estudo das propriedades químicas dos materiais  usados na construção
da bicicleta em  sua evolução
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO

Cinemática ( física )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Estudo do movimento dos corpos, tempo, aceleração,grandezas, etc.
RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO

Sociomobilidade urbana ( sociologia )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Utilização de alternativas para a mobilidade urbana nas grandes
cidades – discussão a partir de apresentação de gráficos discutidos no “Fórum das Cidades”
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO

Grupo: Tálita, Josiane, Márcia, Eneide, Jane, Guido, Edmilson e Tanize.

Colégio Estadual Aníbal Khury Neto - Curitiba