Caderno 5 - projeto interdisciplinar
HISTÓRIA DA BICICLETA
COMPONENTE CURRICULAR
Teoria do Conhecim.( Filosofia)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE: pesquisa teórica
PENSAMENTO DETERMINISTICO
Geometria espacial e plana (matemática)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE: roda da bicicleta tamanhos diferentes: distância entre
elas, comprimento, área, etc
RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO
Arte moderna: Futurismo ( Arte)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Desenho de observação baseado nas características
futuristas– movimento de uma pessoa andando de bicicleta e/ou rodas girando.
PENSAMENTO INDUTIVO
Sistema circulatório-respiratório ( biologia)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Desenho do sistema-circulatório e respiratório. E experiência prática
confecção de material reciclado e bexiga.
PENSAMENTO INDUTIVO
Conceito de atividade física e saúde (Ed. Física)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Vida saudável – e reflexão sobre meio ambiente saudável e/ou passeio ciclístico.
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO
Espaço geográfico - Urbanismo –(Geografia)
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Maquete urbana com ciclovias
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO
Período histórico – ( história )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE :Pesquisa histórica
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO
Interpretação textual – gráficos ( português )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Estudos de gráficos e tabelas referente - qualidade de vida e
cidades que prioriza a bicicleta.
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO
Propriedades materiais ( química )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Estudo das propriedades químicas dos materiais usados na construção
da bicicleta em sua evolução
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO
Cinemática ( física )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Estudo do movimento dos corpos, tempo, aceleração,grandezas, etc.
RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO
Sociomobilidade urbana ( sociologia )
DESCRIÇÃO ATIVIDADE : Utilização de alternativas para a mobilidade urbana nas grandes
cidades – discussão a partir de apresentação de gráficos discutidos no “Fórum das Cidades”
PENSAMENTO NÃO-DETERMINISTICO
Grupo: Tálita, Josiane, Márcia, Eneide, Jane, Guido, Edmilson e Tanize.
Colégio Estadual Aníbal Khury Neto - Curitiba