COLÉGIO ESTADUAL JARDIM CONSOLATA - PROFª ARCENI - APOST 5 CASCAVEL-PR
Quando analisamos o caderno de matemática, percebemos sua importância em relação ao processo histórico, pois fazendo um resgate, vimos que vários povos já dominavam técnicas e habilidades matemáticas, como por exemplo: egípcios, gregos e romanos.
O desenvolvimento da matemática foi sendo repassada de geração em geração entre os povos. No caso dos brasileiros vimos à abordagem matemática já com os jesuítas, mais tarde em escolas militares enfim, foi evoluindo até tornar as proporções que temos hoje, com sua aplicabilidade e complexidade.
Fazendo uma analise do “Homem Vitruviano”, representado pelo Leonardo da Vinci, percebemos a grandeza da matemática, suas medições e aplicabilidade. Pois nessa imagem percebemos a total simetria do corpo humano, onde as medidas entre os braços abertos tinham a mesma medição da altura da representação, isso numa época em que a tecnologia era bem arcaica e as formas de medição se atinham basicamente os palmos. Essa obra foi inspirada em um arquiteto romano (Marcos Vitruvio) que considerava o corpo humano a mais perfeita fonte de simetria.
Da forma como essa representação do Leonardo da Vinci traz várias interpretações, também podemos utilizar outras obras de outros artistas, e também não podemos deixar de mencionar que cada ser, cada individuo, com seu conhecimento e convívio fará uma determinada leitura e interpretação de cada imagem analisada.