Nas discussões do nosso grupo em relação ao caderno V, a Matemática nas diversas áreas, percebemos que podemos utilizar facilmente a interdisciplinaridade para as práticas pedagógicas.
Cada professor dentro de sua área se propôs a desenvolver uma atividade onde abordasse os diversos exercícios matemáticos. Na disciplina de Biologia a professora propôs a trabalhar Genética Mendeliana utilizando o quadro de cruzamentos da genética, para o cálculo de probabilidades na resolução dos exercícios propostos.
Em Linguagens (língua portuguesa e língua espanhola) e História, os professores se propuseram a trabalhar o uso de leitura em gráficos e tabelas para interpretação dos mesmos. Irão trabalhar as datas de maior migração dos vários tipos étnicos para nossa região de Foz do Iguaçu.
Os professores no componente curricular das disciplinas exatas (Matemática, Física e Química) como exemplo de interdisciplinaridade irão trabalhar as equações de primeiro e segundo grau, as potenciações e as medidas de volume e capacidade. E finalmente o professor de Educação Física poderá utilizar operações matemáticas e geometria, espaços e formas para que seja uma aula bem mais atraente aos jovens no seu aprendizado.
Através dos conteúdos trabalhados nos diversos componentes curriculares, foi possível identificar facilmente a matemática como estudo da interdisciplinaridade, trazendo para as salas de aula exercícios atraentes e que despertem nos jovens uma maior motivação e interesse.
O desafio foi pensar em todas as disciplinas com atividades didático-pedagógicas, promovendo assim o ensino da Matemática em todas as áreas dos diversos componentes curriculares.