Novidades

O jovem e a política

Matheus Paggi

18 anos, 3º ano E.M. Nova Escola

São Paulo - capital

Em Araxá, MG, xadrez no ensino multidisciplinar auxilia na educação

 

Desde 2004, o esporte faz parte da grade curricular de escolas públicas.

Resultado é o desenvolvimento da memória, concentração e raciocínio. 

 

 Reprodução/TV Integração)Alunos aprendem xadrez e desenvolvem habilidades

(Foto: Reprodução/TV Integração)

Em Araxá, no Alto Paranaíba, o xadrez integra a grade curricular das escolas públicas há oito anos e tem trazido bons resultados para os estudantes. Nas salas de aula, foram descobertos novos talentos, inclusive, campeões brasileiros na modalidade. 

De acordo com o professor Adriano Pena, o esporte proporciona aos alunos experiência positiva quando conciliam os conhecimentos do xadrez com o ensino regular. Para ele, o esporte de inteligência traz como resultado o desenvolvimento da memória, a concentração e o raciocínio, tudo isso reflete nas outras disciplinas e aumenta o rendimento escolar. “O xadrez como um esporte intelectual que ajuda no desenvolvimento é ideal. É importante a escola estar sempre buscando implantar o xadrez", afirmou.
Muito mais do que o movimento das peças, os alunos aprendem a criar estratégias e desenvolver o raciocínio lógico, além da concentração. “No momento em que ele estão fazendo as aulas, trabalham com a parte da concentração, da atenção e aprendem a ser mais criativos, porque tem que pensar em estratégias rápidas para ganhar o jogo. Então todas estas habilidades são importantes nas disciplinas, nos conteúdos e para a vida", disse a coordenadora pedagógica Ivone Bernini Campos.

 

Aulas que formam campeões e multiplicadores. O enxadrista Cesar Romero Junior tomou gosto pelo xadrez no colégio e, com 16 anos, já é professor. Ele tem como aluno um campeão brasileiro, o também estudante Vitor Amorim Fróis, que é destaque no tabuleiro e na escola. “Estou me preparando para panamericano e estudando muito nos livros sobre táticas, vendo partidas. Na escola busco sempre tirar boas notas", relatou o estudante. O pai dele, Geovane Frois,  fica orgulhoso com a coleção de troféus, mas são as habilidades conquistadas pelo filho no esporte o que mais surpreende. “Uma vez só que eles começam a ler algo, conseguem memorizar aquilo. Ele acaba aprendendo mais rápido e tendo melhor resultado na escola", afirmou o pai.
E nesse processo de aprendizagem as crianças já sabem o que colocar em  prática em sala de aula. “A gente deve dar um cheque mate na convesa durante a aula, nas bagunças e, principalmente, nas notas ruins", contou a estudante Diuare Faria Rezende.
Além das escolas públicas ensinarem o esporte, o Clube de Xadrez Artur Ros oferece aulas gratuitas, no horário comercial, de segunda a sexta-feira. Os interessados podem procurar informações na Rua Presidente Olegário Maciel, nº 1.070.

 

 

 

 

Número de leitores caiu 9,1% no país em quatro anos, segundo pesquisa

 

Tags:

Ensino Médio: Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht

No dia 30/03 realizou-se a reunião de alunos e professoras do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht  com integrantes do Grupo de Pesquisa do Observatório Jovem da UFF para tratar do projeto de pesquisa sobre escolas de Ensino Médio e o uso das redes sociais.

Arte e humor promovem mobilizações antiprédio

Música, artes plásticas e cartum 'turbinam' movimentos sociais em área nobre

Uma das estratégias desses grupos é tornar mais palatáveis temas áridos como a lei de zoneamento urbano

Nem só de Facebook e Twitter se faz uma grande manifestação social. Agora, movimentos paulistanos começam a sair da web e usar estratégias criativas de mobilização em defesa da qualidade de vida nos bairros.

Tags:

Estado investigará professora e escola

3ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem inscrições abertas

 

Vagas no ensino médio

 

Mãe quita dívidas após tirar filha de escola privada e pôr em uma pública

 

Ensino médio no interior é melhor

 

Educação e Juventude

Seduc (RS) participa de videoconferência com MEC sobre Ensino Médio

PÓS- GÊNERO? QUE ISSO?

Governo iraquiano autoriza polícia a "eliminar" gays

Ministério diz que "emos" são "adoradores do demônio"; ativistas mencionam até 90 assassinatos desde janeiro

ONG acusa Bagdá de incentivar perseguição a minoria como forma de distrair a população de seus problemas reais

Portal Em Diálogo cria Fan Page

Apostando na maior interatividade com as pessoas que apreciam o conteúdo do portal Em Diálogo foi criada no dia 14 de março de Março de 2012 a Fan Page Em Diálogo.

Apresentando um layout jovem e uma prévia do conteúdo interativo do Portal, a equipe Em Diálogo espera que você curta a nossa Fan Page no facebook e interaja cada vez mais com a gente. 

Curte ae : www.facebook.com/EmDialogo

 

 

 

Educação digital

A presença cada vez maior da informática na educação mudou a maneira como se ensina e se aprende? A educadora Maria Helena Silveira Bonilla, da Universidade Federal da Bahia, fala sobre a influência da computação na área educacional.

 

Divulgar conteúdo