Escola da Vez - O QUE AS PALAVRAS TÊM PARA NOS DIZER?

22102010568.jpgO projeto Escola da Vez é uma ação realizada em escolas públicas de Belo Horizonte voltada para a divulgação e para a produção de conteúdo para o Portal EMdiálogo. O projeto está em sua primeira edição e já nos permitiu um contato maior com o universo dos alunos de Ensino Médio. Para descobrir mais detalhes sobre o projeto, veja a primeira notícia que fala sobre a Escola da Vez aqui.

Na primeira oficina que promovemos no projeto Escola da Vez realizamos uma dinâmica onde os alunos foram convidados a descrever sua escola em uma palavra. O resultado você vê na imagem abaixo.

 

mural_1.jpg

 

O QUE AS PALAVRAS TÊM PARA NOS DIZER?

A palavra DESORGANIZADA apareceu três vezes e, junto dela, vieram BAGUNÇADA D+ e BADERNA. Ao serem questionados acerca desse ponto, @s alun@s falaram principalmente sobre a falta de compromisso de colegas que, por exemplo, permanecem fora de sala mesmo com a chegada do professor ou professora. Mas falaram também de uma desorganização que seria própria escola.
Por outro lado, palavras como EXIGENTE.  RESPONSABILIDADE e OBJETIVO , aparecem como atributos de alguns alun@s, sendo que há também quem veja a escola como  OPORTUNIDADE e EXPERIÊNCIA.
Uma palavra nos surpreendeu: COMPETENTE. A aluna que escolheu essa palavra para definir sua relação com a escola o fez porque diz que uma vez foi chamada de incompetente pela professora.
As palavras DIFERENTE, COMUM e NORMAL  possuíam sentidos muito próximos: vieram de alunos que tinham tido experiências em outras escolas. Dessa forma, para uma participante, era DIFERENTE  da outra escola por onde passou, justamente porque essa escola de agora não oferece atividades para além da sala de aula, ou seja, é uma escola COMUM, NORMAL.
As palavras mais negativas, como INFERNO, PALHAÇADA, FOLGADA, BOSTA, PRISÃO, LIXO e CHATO, MUITO CHATO, VELHA, mostraram um rancor em relação aos professores que, segundo @s alun@s, desconfiam tanto deles que não os deixam nem ir ao banheiro, além de não acreditarem quando alguém passa mal. Houve também quem reclamou da falta de cuidado da escola com o espaço do banheiro. E quase tod@s reclamaram ainda de terem que desembolsar dinheiro para pagar os xerox e afirmaram que quando um colega não tem dinheiro para pagar, perde a atividade.
Mas teve também quem disse que a escola era LEGAL, BOA (ÀS VEZES), que era DIVERSÃO. Nesse sentido, apareceram falas de quem se mostrava satisfeito com professores e, sobretudo, no caso de LEGAL e DIVERSÃO, com o grupo de amigos.
E você, que palavras tem para descrever a sua escola?