Artistas, intelectuais e estudiosos da violência urbana dialogam com o Secretário José Mariano Beltrame
Comunidades:
- Logue-se para poder enviar comentários
Coordenação do Portal
Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
Comments
“O que mais me impressiona é
“O que mais me impressiona é que a PM continua sendo a única ponte de contato entre manifestantes e o poder público. Com uma ponte dessas vai ser difícil atravessar esse abismo.” (Frase dita por um jovem durante uma manifestação)
Sem mediação...
Liliane, concordo com você. Em todo este processo desde o mês de junho pode se perceber a crise de representatividade das instituições. Mas também fica evidente que temos uma grave crise de mediação entre a sociedade e os governos. E neste quadro as forças policiais, ainda treinadas e aculturadas na ditadura, demonstrar o seu despreparo para o enfrentamento dos conflitos. O abismo produz violência, sem dúvida. Somente o conflito democraticamente mediado pela diálogo e as regras da cidadania podem nos tirar deste atoleiro de incomunicabilidade enre a sociedade e os governos que perdem a sua legitimidade.
Sigamos! Abraços, Paulo Carrano.
Quem policia a polícia?
Paulo,
além da falta da dialogo entre sociedade e esferas dos governos, a tematica do papel/função do braço armado do Estado e a desmilitarização da policia tem me intrigado muito... Muitas são as perguntas: Quem atenta contra a ordem social vigente? Quem e o que deve ser combatido? Professores? Manifestantes? Negros pobres? Mulheres? ...
Vi este vídeo e achei muito pertinente partilhar aqui...
"Quem policia a polícia?" - http://www.youtube.com/watch?v=ien9sgGwwYY
Grande abraço,
Liliane